2 de jun. de 2011

Super Série das melhores considerada atualmente: Game of Thrones


Game of Thrones, é um mundo inventado assim como o Senhor dos Anéis. Sua história se passa em Westeros, uma terra remanescente da Europa Medieval, onde as estações duram  anos ou até mesmo décadas. A história gira em torno de uma batalha entre os Sete Reinos, onde duas famílias dominantes estão lutando pelo controle do Trono de Ferro, cuja posse assegura a sobrevivência durante o inverno de 40 anos que está por vir.









Daenerys Targaryen.


Do lado esquerdo está Tyrion Lannister, irmão de Cersei Lannister e Jaime Lannister. Do lado direito está Catelyn Stark, mulher de Eddard Stark.


Bran Stark, filho de Eddard Stark e Jon Snow, filho bastardo de Eddard.


Lord Eddard Stark e Pycelle, Meistre de Porto Real.


Cersei Lannister, esposa de Robert Baratheon e irmã de Tyrion Lannister e Jaime Lannister.



Rei de Porto Real, Robert Baratheon. Marido de Cersei Lannister.





Tyrion Lannister.







Cada capítulo é concentrado num personagem.


 A história de Game of Thrones é contada através de oito personagens, mais o personagem do prólogo.


Prólogo: Will, um homem dos Guardiões da Noite.
Lord Eddard Stark, Guarda do Norte e senhor de Winterfell, Conselheiro do Rei.
Lady Catelyn Stark, da Casa Tully, mulher de Eddard Stark.
Sansa Stark, filha mais velha de Eddard e Catelyn Stark.
Brandon Stark, há muitos Brandon ao longo das gerações dos Stark, como o irmão mais velho que pereceu na guerra. Este é o filho de oito anos de Eddard.
Arya Stark, filha mais nova de Eddard e Catelyn Stark.
Jon Snow, filho bastardo de Eddard Stark.
Tyrion Lannister, um anão, irmão da rainha Cersei e filho do Lorde Tywin Lannister.
Daenerys Targaryen, Nascida da Tempestade (Stormborn), a princesa da Rocha do Dragão (Dragonstone), herdeira do trono dos Targaryen através de seu irmão mais velho Viserys.

    15 anos antes do começo da história, os Sete Reinos estão divididos por uma guerra civil, também conhecida como A Rebelião de Robert e A Guerra do Usurpador. O príncipe Rhaegar Targaryen seqüestrou Lyanna Stark, despertando a ira da família da moça e de seu noivo, Lorde Robert Baratheon. O Rei Louco, Aerys II Targaryen, executou o pai e o irmão mais velho de Lyanna, quando ambos exigiram o retorno da moça. O segundo irmão de Lyanna, Eddard, uniu-se ao seu amigo de infância Robert Baratheon e Jon Arryn, com quem ele havia sido criado quando criança, declarando guerra contra os Targaryens, assegurando aliança com a Casa Tully e a Casa Arryn através de uma rede de casamentos (Lorde Eddard com Catelyn Tully e Lorde Jon Arryn com Lysa Tully). A poderosa Casa Tyrell continuou a apoiar o rei. A guerra civil teve seu auge com a Batalha do Tridente, onde o príncipe Rhaegar foi assassinado em batalha por Robert Baratheon. Os Lannisters finalmente concordaram em apoiar o rei Aerys, porém tornaram-se contra ele brutalmente, saqueando a capital Porto Real. Jaime Lannister da Guarda Real executou o rei Aerys e a Casa Lannister jurou lealdade a Robert Baratheon. Os Tyrell e os remanescentes fiéis aos Targaryens renderam-se e Robert Baratheon foi declarado rei dos Sete Reinos. Infelizmente, durante a guerra, Lyanna Stark faleceu, aparentemente de algum mal; Robert Baratheon então casou-se com Cersei Lannister para concretizar a aliança.
    Apesar da vitória de Robert, o filho e a filha mais novos do rei Aerys, chamados Viserys e Daenerys foram levados para o outro lado do oceano por homens leais aos Targaryens. Depois da guerra a Casa Martell escolheu o caminho do exílio, já que a irmã do Príncipe Dorean Elia (mulher do príncipe Rhaegar) foi assassinada juntamente com seus filhos na tomada da capital Porto Real.
    Seis anos depois o Rei Robert provou sua determinação ao derrotar os rebeldes do Lorde Balon Greyjoy de Ilha de Ferro. Os dois filhos mais velhos de Balon foram mortos e seu filho mais novo, Theon, foi colocado aos cuidados do Lorde Eddard Stark, como seu protegido.
    
    Resumo das histórias.


     São três histórias principais, que, ao desenvolverem-se entrelaçam-se uma na outra. A série começa no ano de 298 DA (Depois do Aportar) e continua por muitos meses, provavelmente até o começo de 299 DA.
    Nos Sete Reinos


    Eddard Stark, senhor de Winterfell e do Norte, ocupa-se da execução de um homem da Patrulha da Noite, que traiu seus votos de fugiu da Muralha. Seus filhos Robb e Bran, seu filho bastardo Jon Snow e seu protegido Theon Greyjoy também estão presentes. Depois da decapitação, Robb encontra uma fêmea morta de lobo gigante (o símbolo da Casa Stark), assassinada pelos chifres de um veado (o símbolo da Casa Baratheon), a fêmea havia dado a luz a cinco filhotes antes de morrer. Robb e seus irmãos pedem a Lorde Eddard para que possam ficar com os filhotes, o qual consente, com a condição de que as crianças cuidem deles, ao invés de deixarem a tarefa aos criados da Casa Stark. São cinco filhotes, um para cada filho legítimo de Eddard: Robb nomeia o seu filhote como Vento Cinzento e Bran nomeia o seu Verão, enquanto que as filhas de Eddard, Sansa e Arya colocam o nome de Lady e Nymeria respectivamente. O filho mais novo de Eddard, um garotinho de três anos de idade Rickon, nomeia seu filhote como Cão Felpudo. Inesperadamente, Jon encontra um sexto filhote, deitado separadamente dos outros, um filhote albino e subdesenvolvido, com pelos branco e olhos vermelhos. Jon reivindica o filhote, de nome Fantasma, para ele mesmo.
    O rei Robert Baratheon chega em Winterfell, com sua corte e muitos serventes, incluindo sua esposa, a rainha Cersei da Casa Lannister, e seus filhos: Joffrey, Myrcella e Tommen. O irmão gêmeo da rainha, Sor Jaime Lannister da Guarda Imperial, e seu irmão mais novo Tyrion, o Duende (chamado dessa forma por ser um anão), também acompanham o grupo. Robert pede a Eddard para tornar-se o novo Mão do Rei depois da morte do conselheiro anterior, Lorde Jon Arryn. Eddard e sua mulher Catelyn descobrem através de Lysa Arryn (irmã de Catelyn) que os Lannister planejaram o assassinato de Jon Arryn. Bran testemunha Jaime e Cersei tendo relações sexuais, então Jaime joga Bran de uma janela alta. Relutantemente Eddard concorda em tornar-se o nova Maõ do Rei e viaja para o sul com suas filhas Sansa e Arya, deixando Catelyn, Robb, Bran (agora em coma) e Rickon em Winterfell. Jon Snow decide viajar para a Muralha e juntar-se a Patrulha da Noite, Tyrion junta-se a Jon em sua viagem, pois esta curioso para ver a fabulosa construção com seus próprios olhos.
    Depois de Eddard partir para o sul, um atentado contra a vida de Bran é feito, ato que é frustrado apenas por seu lobo Verão. Catelyn percebe que Bran deve ter visto algo e foi jogado pela janela deliberadamente, e que os pretensos assassinos estão tentando cobrir seus rastros. Ela então viaja pelo mar até a cidade capital de Porto Real, e é avisada por seu amigo de infância Petyr "Mindinho" Baelish que a adaga usada na tentativa de assassinato era sua, antes de perdê-la em uma aposta para Tyrion Lannister. Viajando para o norte novamente, Catelyn e sua comissão encontram Tyrion por acaso em uma estalagem (pois ele esta retornando para o sul da Muralha) e o leva cativo para a cidade do Ninho da Águia, onde Lady Lysa o coloca a julgamento. Tyrion ganha sua liberdade, depois de pedir a Lysa um julgamento por luta, e quando um dos mercenários que ajudou a capturá-lo, chamado Bronn, torna-se seu defensor e mata o defensor de Lysa.
    Na capital Porto Real, Eddard investiga a morte de Jon Arryn e descobre que ele e o irmão do rei Robert, Lorde Stannis Baratheon, descobriram que os três filhos de Robert, são na verdade um produto de uma relação incestuosa entre a rainha Cersei e seu irmão gêmeo Jaime. Menosprezando o conselho do outro irmão de Robert, Renly, em prender Cersei, Eddard, por misericórdia, oferece Cersei a chance de fugir. O rei Robert morre em uma caçada em um acidente elaborado por Cersei, então o filho mais velho da rainha é proclamado rei, antes que Eddard pudesse passar a coroa para Stannis, o verdadeiro herdeiro de Robert. Quando Eddard move-se contra o novo rei, é traído por Mindinho. Relutantemente Eddard concorda em assinar uma falsa confissão de traição em favor das vidas de Sansa e Arya e uma chance de ser exilado na Muralha. Joffrey promete a Sansa que ele irá mostrar misericórdia, então mudando repentinamente de idéia pede a execução de Eddard. Enquanto Sansa é mantida em custória, Arya consegue fugir com a ajuda de Yoren, uma agente de recrutamento da Patrulha da Noite.
    Uma guerra civil, mais tarde batizada de Guerra dos Cinco Reis, irrompe. Robb Stark lidera um exército de homens do norte para Correirro para apoiar Lorde Hoster Tully, o qual as forças ficam sob ataque de Lorde Tywin Lannister, depois que Catelyn capturou Tyrion como prisioneiro. Correrio, a fortaleza dos Tully, está sitiada por um exército sob o comando de Jaime Lannister, enquanto que Tywin Lannister possui um exército enorme ao sul do Rio Tridente para impedir o avanço de Robb. Robb e Catelyn ganham a ajuda da Casa Frey, ao concordar com casamentos entre Starks e Freys, entre outras concessões. Isto permite que Robb avance com sua cavalaria e cruzar Green Fork enquanto que sua infantaria, sob o comando de Roose Bolton, um dos homens de Robb, marcha até o Tridente. Tywin, unido agora a Tyrion (o qual ganhou o suporte dos clãs das montanhas do Vale), derrotam soldados dos Stark, antes de descobrir que Robb o havia enganado. Pouco depois, as forças de Robb surpreendem e capturam Jaime Lannister antes destruindo o exército dos Lannister em Whispering Wood, fora de Correrio. Tywin recua para o poderoso castelo de Harrenhal, e ordena Tyrion ir para Porto Real, onde ele irá governar efetivamente, usando a autoridade de Tywin como Mão do Rei.
    Lorde Renly Baratheon foge para o sul de Porto Real para Jardim de Cima, fortaleza da poderosa Casa Tyrell, e lá é declarado rei de Westeros por aclamação, tornando-se o segundo da Guerra dos Cinco Reis. Robb Stark torna-se o terceiro, quando é proclamado o rei do Norte, por todos os Starks e Tullys presentes.

    Na Muralha


    No prólogo, três homens da Patrulha da Noite, liderados por Sor Waymar Royce, estão patrulhando as terras além da Muralha. Eles tropeçam em vários corpos massacrados de bárbaros. Eles são confrontados por várias criaturas de gelo, conhecido em fábulas e lendas como os Outros. Ser Waymar luta com uma das criaturas, porém é morto. O segundo homem, Gared, investiga o corpo de Royce, apenas para o corpo voltar a uma semi-vida e estrangulá-lo. O terceiro, Will, está tão apavorado com o que ele vê, que acaba fugindo para o sul, para a Muralha e então além. Ele é o desertor que é executado por Ned Stark no primeiro capítulo do livro.
    Jon Snow escolhe juntar-se a Patrulha da Noite, depois que seu pai parte para Porto Real e viaja para o norte com seu tio Benjen Stark, o Primeiro Guarda da Patrulha. Na Muralha, Jon descobre que os Patrulheiros estão com problemas. Um novo Rei-Além-da-Muralha ergueu-se nas terras mais ao norte, juntando bárbaros a suas tropas. Este homem, Mance Rayder, foi uma vez um irmão da Patrulha antes de fugir e juntar-se aos bárbaros. Jon também descobre que os Patrulheiros estão perdendo suas forças rapidamente, mal reunindo mil homens para cobrir as três mil milhas da Muralha , e o poderio humano é agora feito de assassinos e criminosos, os quais escolheram a Muralha sobre execução e aprisionamento. Algum tempo antes da chegada de Jon, Benjen some enquanto estava patrulhando além da Muralha.
    Jon e muitos outros jovens são ameaçados sem remorso pelo Controlador, Sor Allister Thorne, porém Jon elabora um plano para que eles possam sobrepujar os planos do Controlador. Jon ganha a amizade de Samwell Tarly, um covarde, porém um inteligente garoto de Reach, e também a de Maester Aemon. Jon surpreende-se ao saber que Aemon é um membro da Casa Targaryen, tio-avô do agora destruído rei Aerys II, e o homem mais velho de Westeros.
    Eventualmente Jon é promovido ao posição a Irmão dos Patrulheiros da Noite, porém, ao invés de ser enviado aos Guardas, ele é promovido a assistente do Lorde Comandante da Patrulha, Jeor Mormont. Sam argumenta que isto não é um insulto; "o Velho Urso" está mantendo Jo por perto, como o pai mantém seus herdeiros próximos. Jon está sendo preparado para o comando. Enquanto Jon e Sam juram seus votos, além da Muralh, Ghost retorna com a evidência que dois dos homens de Benjen Stark estão próximos. Os corpos são carregados de volta ao Castelo Negro, onde eles retornam a um estado de semi-vida para atacar a Torre do Comandante, incluindo Mormont. Jon obtém sucesso ao matar as entidades novamente, queimando-os. Abalado, Mormont resolve liderar os Patrulheiros para testar sua força contra a de mance Ryder. Porém com as notícias da morte de seu pai, faz com que Jon duvide de seu chamado, no fim ele decide que seu lugar é com a Patrulha. Mormont usa este tempo para passar a espada Garra Longa, feita de aço Valiriano, da Casa Mormont, a qual Jon irá usar dali em diante.

    No Leste

    Na Cidade Livre de Pentos, Magister Illyrio Mopatis e o príncipe exilado Viserys Targaryen conspiram para vender a irmã de treze anos de Viserys, chamada Daenerys, em casamento para Khal Drogo dos Dothraki. Drogo comanda um clã de quarenta mil guerreiros a cavalo, com os quais Viserys planeja usar para tomar sua terra natal do usurpador Robert Baratheon. Entre os presentes de casamento estão três ovos petrificados de dragão, dados por Illyrio.
    Inesperadamente, Daenerys e Drogo encontram o amor enquanto viajam para o leste para as vastas savanas do mar de Drothaki e Daenerys encontra-se grávida de um menino, que será chamado Rhaego, em homenagem ao seu irmão morto. Ser Jorah Mormont, filho do Lorde Comandante dos Guardiões e cavaleiro exilado de Westeros, por lidar com escravos, junta-se a Viserys como um conselheiro do estado atual dos Sete Reinos (Seven Kingdoms).
    Viserys irado pelo tempo que deve esperar antes que Drogo decida invadir Westeros e bêbado e com raiva, insulta Drogo dolorosamente. Drogo então decide coroá-lo ali mesmo, com ouro derretido. Daenerys assume então a luta de seu irmão em reconquistar o Trono de Ferro (Iron Throne), porém Drogo está tão obstinado com a lua de sua vida como com o Rei Mendigo. A mesa vira quando um assassino Westerosi, pago pelo rei Robert, quase mata Daenerys e seu filho, ainda não nascido, Drogo, furioso, decide então invadir Westeros. Entretanto, durante uma cavalgada de guerra sobre os pacíficos Lhazareen, Drogo é ferido e a ferida apodrece. Daenerys então perde tanto Drogo quando seu filho ainda nem nascido, para os encantamentos de uma bruxa Lhazareen, ela então queima a feiticeira em uma pira de fogo. Daenerys havia sentido anteriormente os ovos e os sentiu aquecidos ao toque, mesmo ninguém mais sentindo o calor. Antes ela havia colocado os ovos em uma pequena fogueira e pensou que as chamas fariam algo reviver dentro dos ovos. Enquanto a bruxa estava sendo queimada, Daenerys colocou os ovos nas chamas escaldantes. Incrivelmente, os ovos se partiram, e Daenerys Targaryen, a Nascida em um Tempestade (Stormborn), torna-se a mãe dos três primeiros dragões vistos no mundo por cento e sessenta anos.