SEÇÃO DRAMA, ROMANCE
O filme Na Estrada, cujo título original é,
On The Road, já está passando nos melhores cinemas do Brasil. E sua história retrata a juventude americana dos anos 50. Então vamos saber do que se trata o filme.
Do livro para os cinemas
O filme foi baseado no livro harmônico On The Road, que foi escrito em 1951 e lançado em setembro de 1957.
Vamos aos detalhes do longa
Vamos aos detalhes do longa
A história é narrada em primeira pessoa por Sal Paradise, que é alter-ego de Kerouac. Esse personagem sonha em ser escritor, mas não sabe o que poderia escrever, afinal sua vida é para lá sem graça.
Então, pouco depois da morte do seu pai, ele, 'Sal Paradise', conhece um casal na estrada. O sujeito é Dean, ele secasou com uma jovem de 16 anos deidade chamada Marylou.
Com a chegada de Dean, assim narra Sal Paradise: é iniciado a sua vida Na Estrada. Dá-se o título do filme.
Desde a década de 50, quando ele foi publicado pela primeira vez, milhões de pessoas, na maioria jovens sem algum rumo na vida, o leram e nos anos seguintes o chamaram de o livro da minha vida. Porém adaptá-lo para um filme não é nada fácil, sendo um processo complicadíssimo. Entretanto o diretor brasileiro Walter Salles encarou o desafio, e o fez: virou filme, e agora é só assistir e comprovar se ficou bom ou não.
Viajar sem rumo só com objetivo único de curtir a vida adoidado. É o que fazem os protagonistas Na Estrada.
Os personagens da estrada
Se Sal Paradise é um cara sem grandes histórias e talvez nenhuma experiência interessante na vida, o personagem Dean Moriarty é o oposto.
A jovem Marylou é libertina: fuma maconha e até faz sexo a três. Essa Marylou parece estar sempre de olhos abertos para outros homens.
Os opostos se tornam amigos
Dean é um sujeito que vive a vida sem medir consequências algumas.
Sal Paradise ao seguir ele pela estrada afora da América: é ter essas experiências loucas que nunca teve. É mudar o estilo de vida para um jeito longe daquilo o tornava um sujeito comum e ético.
A época do filme
Os acontecimentos ocorrem entre a segunda metade dos anos 40 e no início dos anos 50, tendo uma história moderna até para os dias atuais.
A história do livro On The Road é muito agitada em acontecimentos, e rica em sentimentos e sensações. Complicada sim de ser contada em poucas horas. Devido a isso, em algumas partes do livro parecem ocorrer de um jeito bastante rápido e pouco explicadao, principalmente na segunda metade da trama.
Fica ao gosto do público assitirem Na Estrada.
Por azar esse não é daqueles filmes que passam em todos os cinemas, pelo menos aqui no Brasil isso é uma verdade dura, principalmente em cidades pequenas onde somente as grandes produções chegam. Mas dentro de uns três meses esse filme pode estar em sua casa: em DVD ou BLU-RAY.