SEÇÃO LANÇAMENTO DOS DOIS ÚLTIMOS MESES EM, DVD E BLU-RAY
TRAILER LEGENDADO
Um time forte dos melhores filmes do ano
De todos os filmes de super-heróis lançados em 2012, somente três se destacaram e conseguiram o sucesso nos cinemas.
Se a Mago filmes RD.Z tivesse que dizer hoje quais são os três melhores filmes de 2012, tenha certeza que são esse trio:
1º Os Vingadores
2º Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge
3º O Espetacular Homem-Aranha
Porém objetivo agora é mostrar nosso análise feito para o filme O Espetacular Homem-Aranha.
Análise do filme do homem aracnídeo
Parte 1 - Buscando entender a base principal desta história
O filme começa tendo o garoto Peter Parker sendo entregue pessoalmente pelos pais aos cuidados dos tios.
E assim Peter Parker foi abandonado por eles sem explicações alguma.
Depois disso, a história mostra um Peter Parker já jovem em época de colegial: nerd, mas ainda sem óculos; gostando de andar de skate; visto como um bobo para um certo sujeito aborrecedor de nome Flash Thompson.
Uma boa cena a mostrar como Peter Parker é tratado na escola é essa: uma linda moça o chama e pergunta se ele vai estar ocupado sexta a noite? Ele responde que não. Então a moça diz se ele não pode tirar umas fotos do carro do namorado dela. Porém Parker da uma desculpa e vai embora.
Logo em seguida ele vê a garota dos seus sonhos, Gwen Stacy sentada no banco lá fora; e tira uma foto dela. Na sequência, uma roda de estudantes leva Parker a ver o que está havendo. Lá está o brigão Flash Thompson humilhando um outro nerd. Em meio a isso Parker se intromete e acaba apanhando do sujeito; Gwen Stacy aparece para falar com o Flash, e assim segue a história; mais do que isso é spoiler demais.
Continua abaixo...
Bom, eu posso resumir claramento o que é esse filme: ele trata da pessoa de Peter Parker.
Nunca um filme do Homem-Aranha explorou tão bem o lado do personagem sem o uso da máscara.
Na trama o personagem Parker vai buscar saber sobre o desaparecimento dos seus pais; em meio a isso ele é picado por uma aranha modificada geneticamente, e de começo passa a usar seus poderes sem nenhum uniforme.
As coisas que acontecem com o personagem Parker e seus poderes, sem ter a máscara escondendo sua pessoa, são muito engraçadas.
Cenas essas (não reveladas aqui) que você vai gostar de assistir.
É aí que está a diferença entre o filme 1 da trilogia de San Raimi com essa nova trilogia que está iniciando.
Parte 2 - Peter Parker usando os poderes extraordinários sem ser super-herói
No filme de Raimi o Aracnídeo ganha os poderes e tão logo já arruma uma roupa de super-herói para não ser identificado, e aqui nesse novo filme não acontece isso, pois o roteiro deu bastante tempo para mostrar Parker usando os poderes sem se preocupar em ser um super-herói logo de cara. Interessante, ótima ideia essa, já que certos...
...brigões da escola precisam receber certas lições de quem um dia já foi fraco, e agora não é mais.
Parte 3 - Agora eu sou um super-herói
A busca de Parker para saber o paradeiro dos seus pais prossegue, levando o até o personagem do Dr. Curt Connors, para conseguir tais respostas.
E a história que leva Peter Parker a querer virar um super-herói é a mesma: Parker não se preocupa em impedir um ladrão de se safar, e o ladrão acaba matando seu tio Ben.
Pronto, a partir daí a história toma novo rumo, e Parker passa a ser o que realmente ele tem que ser: um mascarado uniformizado cuja tarefa está em fazer justiça nas ruas da sua cidade e aonde ele estiver.
Parte 4 - Eu não sou um monstro eu sou Peter Parker
É interessane citar, que mesmo com o uniforme nunca o Homem-Aranha ficou tanto exposto (sem a máscara) em meio a ação.
Acho que a intenção desse filme era mostrar que Parker está começando a ser um super-herói, e ele ainda não está interessado em se esconder para aqueles que precisam de ti, e sim mostrar quem ele é por trás das suas forças: eu sou um ser humano, não precisa ter medo de mim...,
...eu não sou um monstro; deixa eu te ajudar, confie em mim.
Parte 5 - Parker e Gwen Stacy, um amor verdadeiro e sem idolatria a imagem do herói
Muitos personagens entram na história; mas muitos estão ali apenas para compor ela, e nada mais.
Entretanto Gwen Stacy não está ali por nada, ela é o amor de Peter Parker, e se torna namorada dele nesse filme. Ela talvez seja uma personagem muito mais focada do que a própria Mary Jane foi na trilogia original.
Apesar do beijo não ser o mais aracnídeo de todos (como o do Homem-Aranha beijando Mary Jane de ponta cabeça) aqui o beijo tem o lado muito mais humano do que o de super-herói.
Como já mencionei: o roteiro explora bastante a pessoa de Peter Parker e não a pessoa do Homem-Aranha.
Existe bastante diálogo e envolvimento emocional entre o casal. Aqui não foi criado a ideia da mocinha beijando o herói apenas por ele ter salvado a do perigo, e sim foi criado a ideia de um relacionamento sério, quente e de amor verdadeiro.
Para resumir: Gwen Stacy não está apaixonada pela imagem do Homem-Aranha, e sim pelo próprio Peter Parker.
Parte 6 - O Lagarto não é o centro das atenções dessa história
Eu sempre digo: nas histórias em quadrinhos lugar de vilão é na cadeia; nada de super-herói matando eles. Esse conceito segue bem nos Universos da DC e da Marvel, e vejo que está sendo bem implantando também nos filmes de super-heróis de ambas.
Lagarto é o vilão desse filme, e está lá especialmente para causar problemas a Peter Parker.
Problemas porque é uma criatura mais forte perante aos demais vilões do aracnídeo; nada fácil de ser vencido, muito menos de ser poupado - já que para vencer um monstro normalmente é preciso matá-lo.
Entretanto o Lagarto é um vilão feito especialmente para esse começo de trama,
como um coadjuvante em meio a busca de Peter Parker pelo paradeiro dos seus pais. E não um vilão que está ali para centralizar a história toda como se ele fosse o objetivo principal dela.
Parte 7 - Toda história tem o seu objetivo
Objetivo deste filme do Homem-Aranha está em ser uma nova trilogia sim, e não seria correto ser igual a anterior.
Para isso o elemento fundamental colocado foi criar um Homem-Aranha realístico, onde explorasse o personagem Peter Parker e tudo que o envolvesse em seu Universo.
Só que um envolvimento amadurecido, nada simplório, ou que passasse despercebido.
As próprias cenas vistas imagens acima e abaixo, mostram exatamente como procede o personagem dentro deste Universo de conceito real.
Os três melhores filmes do ano de 2012
Eu termino aqui dando nota 10 a este filme do Homem-Aranha, assim como foi dado ao filme dos Vingadores e ao desfecho da trilogia do Batman.
Pós-créditos
Um aviso importante: após os créditos existe uma cena a ser vista no filme, não deixem de vê-la.
Até daqui alguns anos
É preciso aguardar o segundo e terceiro filme para saber se essa trilogia será tão épica quanto a de Batman. Até lá, paciência.