VIKINGS 4ª TEMPORADA EPISÓDIO 15

STAR WARS UMA HOMENAGEM A PRINCESA LEIA:

VIKINGS 4ª TEMPORADA EPISÓDIO 14

VIKINGS EP15 E 16 - MATÉRIA ATUALIZADA:

13 de jul de 2012

A Invenção de Hugo Cabret

 SEÇÃO FILME AVENTURA




 Agora em DVD e BLU-RAY


 O filme, 'A invenção de Hugo Cabret', de Martin Scorsese, é uma verdadeira homenagem a origem do cinema e ao cineasta francês. E por isso não deixariamos de mostrar do que se trata a história desse filme, principalmente agora que ele já foi assistido por aqui.



 A Invenção e Hugo Cabret


 Na história: o personagem principal se chama Hugo Cabret, que é um menino (no qual perdeu o pai numa trágica morte ocorrida no museu onde trabalhava), que mora escondido numa estação de trem juntando peças para reconstruir um autômato.
 Além de tomar conta dos relógios do lugar onde vive, Hugo, por ser sozinho, passa por dificuldades, onde é obrigado a realizar pequenos furtos para sobreviver, como por exemplo roubar um delicioso pão doce como visto numa cena do filme. 



 Mas certo dia ele é pelo de surpresa pelo dono de uma loja de brinquedos, tentando roubar um rato de brinquedo.




 Na sequência de ações: Hugo é obrigado a fugir, e pouco depois é forçado a trabalhar para esse mesmo dono da loja, cujo nome dele é George Méliès


 Logo após começado o filme é mostrado como Hugo acabou tendo que morar no alto da estação de trem, dentro do lugar onde é feito a manutenção dos relógios.


 Para quem não sabe: autômato é uma máquina que tem aspécto e movimentos de um ser humano animado.
(na cena acima Hugo com o seu pai)




 Hugo se torna amigo da garota Isabelle que é sobrinha de George Méliès. E os dois passam a desvendar o segredo do autômato.
Isabelle é uma personagem coadjuvante importantíssima na trama. Ela é o vínculo de ligação a Hugo para com a casa do tio dela; e assim por dizer, é lá que acham algo importante relacionado a George e ao desenho feito pelo autômato. (vejam o filme) 



 Bom sujeito  


 O guarda da estação, Gustav, faz o seu papel de vilão leve e de boa pessoa ao mesmo tempo. 
 Ver ele deixando o filme engraçado é muito bacana. Principalmente quando Gustav cria certa coragem de aproximar da mulher no qual está gamado.



 Gustav treina o melhor sorriso antes de chegar até a florista. E o diálogo que ele tem com essa moça das flores ajuda e muito a tornar o seu personagem complexo.


 Os ilustres personagens da estação de trem


 Como as atuações de personagens comuns foram boas deixando a estação de trem cheia de energia. Temos então as cenas engraçadas da Madame Emilie, dona da confeitaria em voltas com Monsieur Flick; a Lisette, dona da banca de flores e o guarda tímido que tenta se aproximar dela; e cenas de bondade como a do bibliotecário Monsieur Labisse entregando um livro especial para Hugo.



 As peças do segredo


 Um desenho redondo enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um raro autômato estão no centro desta história, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de aventura como homenagem inteligente ao cinema: mudo, preto e branco, especialmente ao precursor dos efeitos especiais e da fantasia representada no cinema, 'Georges Méliès'.



 As origens do cinema


 Num certo momento da história é mostrado como
 o cinema começou a ser produzido: por pessoas que usavam uma criatividade diferente de tudo que existe de tão tecnológico hoje em dia. Iniciando pelos irmãos Lumière e seu show de mágica com A chegada do trem na estação (1896) que apavorava o público, dando parecer que o trem ia na direção da plateia; ...etc.


 "A história fala de George Méliès, que é o pioneiro cineasta, que teve uma grande decepção na sua vida devido as pessoas não quererem mais saber dos seus filmes por causa dos problemas causados pela guerra. E assim George abandonou o cinema e comprou uma loja de brinquedos, passando a viver com amargura e tristeza".



 A melhor cena do filme é onde detalha como George Méliès desenvolvia os filmes com ideias interessantes, como por exemplo: pintá-los.



 O trabalho de George Méliès é pura paixão. Nos seus filmes ele trabalhava como: diretor, roteirista, ator, produtor, cenógrafo, figurinista e fotógrafo.



 É interessante nesse filme conhecer como o cinema antigo tinha sido originalmente produzido: de uma modo artesanal, com muita parte teatral. Uma grande aula de cinema.



 A Invenção de Hugo Cabret Nota 9.0 a 10 


 Excelente construção de roteiro fazendo com
que personagens simples tivessem ações de destaque em poucas cenas, fazendo grande diferença numa estação de trem movimentada.
 Ótima homenagem ao cinema.
 História de começo, meio e fim - muito bem narrada.