VIKINGS 4ª TEMPORADA EPISÓDIO 15

STAR WARS UMA HOMENAGEM A PRINCESA LEIA:

VIKINGS 4ª TEMPORADA EPISÓDIO 14

VIKINGS EP15 E 16 - MATÉRIA ATUALIZADA:

11 de out. de 2013

Instrumentos Mortais Cidade dos Ossos - detalhes, análise e crítica do filme

 SEÇÃO FILMES FANTASIA E FICÇÃO 2



SEÇÃO LANÇAMENTO DOS DOIS ÚLTIMOS MESES EM DVD E BLU-RAY





 Bônus especial - clique aqui:






 O livro Instrumentos Mortais Cidade dos Ossos é um best-seller que já vendeu mais de 24 milhões de cópias na literatura fictícia. Mas e o filme baseado no livro é bom o suficiente para agradar ao público geral? Isso você vai saber agora.





 Primeiramente Instrumentos Mortais Cidade dos Ossos possui cenários e ambientes sombrios, bastante chamativos em sua parte inicial de narrativa. A imagem da caveira e o corpo esqueleto é o foco de certas localidades por onde os personagens percorrem. 






 Conhecendo a Cidade dos Ossos 

Para um filme de fantasia sobrenatural isso atrai muito o público a princípio. 
 A Cidade dos Ossos é localizada embaixo de um cemitério, ficando num subterrâneo onde os ossos dos caçadores de sombras fortalecem os moradores locais de lá: que são os irmãos do silêncio (seres encapuzados com a face da dona Morte).





 O Cálice Mortal 


Toda história do filme tem haver com o Cálice Mortal - que é um dos instrumentos mortais. Esse cálice tem a sua origem ligada ao sangue de um anjo que derramou nele. E quem tomasse desse cálice se tornaria metade anjo e metade humano: virando assim caçadores de sombras. Assim diz a lenda.







 O Instrumento Mortal angelical 

 Porém o Cálice estava sendo usado a outros fins por um caçador de sombras, Valentine, para seus interesses próprios e egoístas. E o cálice foi roubado pela sua amada que sumiu com ele.

 Já revelando: a mulher que pegou o cálice é mãe da personagem principal do filme, a Clary. E logo no começo da trama os homens de Valentine descobrem que ela, a mãe da protagonista, para não revelar o paradeiro do cálice, toma um líquido que a deixa em coma.





 A personagem Clary e o Cálice Mortal 

 Clary não sabe das suas origens por ter tido a mente bloqueada por um mago poderoso contratado pela sua mãe. A partir do momento que a história do cálice mortal é contada para ela: Clary tem a tarefa de achar respostas. 




 Um cenário de curta passagem que deu ao título o nome do filme 


 E aí ela é levada para a Cidade dos Ossos, para ver se conseguem desbloquear a mente dela na intenção de descobrir aonde está o cálice. Pode se dizer que o filme nem deveria se chamar Cidade dos Ossos, pois é muito curta essa passagem de narrativa.





 A busca pelo cálice vai mais longe até o Mago que bloqueou a mente dela. E junto A jovem Clary está Simom, o melhor amigo dela, que na verdade é apaixonado por ela. 




 Existe também Jace, um caçador de sombras. 
 Jace é que faz par romântico com Clary havendo todo envolvimento amoroso criado para com dois, tornando os personagens principais de uma trama cujo final traz o vilão vinculado a eles.





 Conheça a parte fraca do filme 



 Infelizmente tudo que é visto e apreciado inicialmente na trama se encerra após a metade do filme. Afinal você busca agora não os cenários góticos, e sim os seres sobrenaturais sombrios que chamem também atenção. E isto foi deixado bem de lado, tornados elementos terciários. 





 Os seres das trevas sem grandes expressividades - culpa essa de quem produziu o filme. 


 Os vampiros no filme não dão medo algum; tão pouco se detalha a imagem deles para dizer que são vampiros de verdade. As cenas de ação contra eles passam como comuns demais.
Os lobisomens aqui não têm uma aparência de dar medo e de chamar atenção. Afinal tudo que estava centralizado era nos dois personagens Clary e Jace.








 É de dizer que deviam ter criado vampiros mais perigosos e de assustar, como a vampira do filme A Hora do Espanto 2 Sangue Novo, aquilo sim chama atenção.
O lobisomem amigo da mãe de Clary não teve uma transformação legal.
Mas a culpa de todas essas falhas não vieram da história, e sim da própria produção. Afinal não investiram forte nisso, e essa é a verdade.





 E aquela fumaça? A cena do lança chamas era uma luta contra um monte de morcegos bobos em meio a fumaça, só isso. Desculpe a franqueza, mas se é para investir numa obra literária famosa façam o serviço exemplar, investindo em todos os elementos que alicerça. 




 Um vilão tolo, ou um ator que não sabe interpretar? 

 O final do filme traz então: Valentine, que é o caçador de sombras do mal, se revelando como pai de Clary e de Jace; e a luta para ele obter o cálice das mãos de Clary.


Porém o Valentine aqui prova que é um personagem que quer o cálice somente para ter poderes; e assim não temer o perigo de certos seres e adversários. Posso assegurar que são diálogos toscos e sem graça de um vilão desesperado pelo poder do cálice. Mas me perguntei se isso não era culpa de quem fez o papel (um ator de filmes de não ação, que sempre fez filmes de drama ou algo assim).


 As cenas de luta de Valentine também não trazem nada de especial. O que mais faltou aqui foram belas cenas de ação.





 O falso incesto e a crítica dos desconhecedores dos livros da Saga



 E o pior veio como mentira para crítica cair matando: Clary e Jace , que estão apaixonados um pelo outro, descobriram que são irmãos. Porém isso é mentira! Pois no final do livro da Cidade de Vidro é dita a verdade: que Jace é filho de Céline com Stephen Herondale. E isso os liberta do tormento da paixão proibida que um tem pelo outro.




 Ponto final: Cidade dos Ossos é isso aí que você viu produzido e escrito nos cinemas e agora em dvd e blu-ray. Um filme para você amar ou odiar, ou odiar até o incesto ser desmentido em futuros filmes quem sabe.