VIKINGS 4ª TEMPORADA EPISÓDIO 15

STAR WARS UMA HOMENAGEM A PRINCESA LEIA:

VIKINGS 4ª TEMPORADA EPISÓDIO 14

VIKINGS EP15 E 16 - MATÉRIA ATUALIZADA:

7 de dez. de 2012

O Hobbit Uma Jornada Inesperada - detalhes do filme e papéis de parede

 SEÇÃO CINEMAS DOS DOIS ÚLTIMOS MESES







 SEÇÃO FILMES FANTASIA E FICÇÃO


 Sessenta anos antes dos eventos ocorridos em Senhor dos Anéis: a Terra-Média volta agora para ser cenário de uma nova aventura. E dessa vez o mago cinzento Gandalf estará acompanhado de novos aventureiros para uma nova jornada com outro objetivo a ser cumprido. O filme, O Hobbit Uma Jornada Inesperada, estreia dia 14 de dezembro (2012) nos cinemas, fazendo ele parte de uma nova trilogia épica de mundo fantasioso e medieval feito novamente pelas mãos do cineasta Peter Jackson e de sua equipe de produção. Vale ressaltar que o filme é baseado na obra do escritor J.R.R. Tolkien, ou seja: o criador de toda Saga do Anel escrita em livros. 


 Crítica do filme e gifts animados clique aqui: http://magofilmes.blogspot.com.br/2012/12/o-hobbit-uma-jornada-inesperada-uma.html

 



 Dos livros para o cinemas


 Como matéria de destaque do mês, a Mago Filmes RD.Z mostra agora: detalhes dos personagens, monstros; destino dos heróis e vilões; a guerra dos cinco exércitos; e tudo que é de mais rico na história do Hobbit do livro que tem ligação direta com os filmes.
 Em curto resumo para se ter uma noção do que pode ser visto nos três filmes.


Novo trailer:








 Parte 1 - Vindo a fazer parte de uma jornada inesperada



 Dificilmente uma história como essa chega a ficar mudada no filme; mesmo que aconteça algo de diferente - são poucas as mudanças para não se perder a graça da aventura.
 Na história do Hobbit o livro - Bilbo recebe na sua humilde casa Gandalf e os 13 anões.
 Estando lá, o Mago Cinzento o engana numa festa onde Thorin e seu bando de anões cantam sobre como recuperar a Montanha Solitária e o seu enorme tesouro das garras do dragão Smaug.






 Assim que a música deles acaba, Gandalf revela um mapa mostrando uma porta secreta na montanha.
 O mago gostaria muito de que Bilbo fosse o ladrão, pegando de volta o tesouro dos anões.






 Os anões acham ridículo a ideia de usar Bilbo o bolseiro para fazer tal ato de pura esperteza e de bravura, e nisso o hobbit fica indignado com eles, e acaba indo parar nessa aventura.





 A partir daí é iniciada a jornada onde o grupo vai para um lugar perigoso no qual se salvam dos perigosos trolls.
 Durante a jornada, o mago Gandalf some devido a missões secundárias resurgindo somente em momentos importantes da história.
 Bilbo só deixa de ser um peso para eles quando acha o anel mágico.






 Parte 2 - Conhecendo Thorin e o Dragão



 Thorin Escudo de Carvalho - é o orgulhoso chefe do grupo dos anões, e também é ele o herdeiro do tal destruído reinado que fica localizado na Montanha Solitária. 
 Entretanto ele se mostra como um grande guerreiro. 
 Thorin comete é diversos erros na sua liderança, precisando recorrer ajuda de Gandalf e de Bilbo para arracá-lo das enrascadas.
 Já o dragão Smaug - é uma criatura feroz que já muito tempo roubou o reino dos anões do avô de Thorin, e  desde então dorme sobre o tesouro deles.





 Parte 3 - Estando na linda Rivendell


 Bilbo e o grupo dos anões chegam em Rivendell - que é um dos últimos lugares élficos da Terra-Média, localizado num vale muito bonito onde passa o rio Bruinem.
 É interessante saber que Tolkien usou a palavra Riven (dividido) e dell (vale) para criar o nome desta morada elfa.
 E que somente a editora Martin Fontes publicou o nome de Rivendell no livro, para o nome de Valfenda - que significa vale + fenda.





 Parte 4 - Origens de Rivendell e sua ligação com as origens de Aragon 



 O nobre elfo Elrond é que fundou Rivendell no ano de 1697 na segunda era depois de Sauron ter devastado Eregion, com objetivo de criar uma fortaleza que fosse capaz de resistir aos poderes de Sauron. Foi também em Rivendell que no final da segunda era, se reuniram os exércitos da Última Aliança, comandados por Elendil e Gil-Galad, no qual partiram para Mordor, numa batalha onde levaria: o fim de Sauron, a morte de Gil-Galad, Elendil e do seu filho Anárion.
Isildur, irmão de Anárion e filho de Elendil, pegou o Anel de Sauron e foi morto anos depois numa emboscada de orcs. Porém sua linhagem foi preservada em Rivendell, onde lá sua esposa e o seu filho ficaram a salvos juntos com os tesouros da Casa de Isildur: que é o cetro de Annúminas, a Elendilmir, o Anel de Barahir e os fragmentos de Narsil.






  Sabendo disso é preciso ter como conhecimento de que o personagem Aragorn nasceu no dia 1 de março de 2931 da Terceira Era, da união entre Arathorn II e Gilraen. Com dois anos de idade, Aragorn perdeu o seu pai que era capitão dos Dúnedain, quando ele partiu com os Filhos de Elrond para lutar contra os Orcs. Com isso, sua mãe o levou em segredo para a casa de Elrond, onde lá Elrond tratou Aragorn como se fosse um filho, e mandou que o seu nome e linhagem ficassem em segredo, pois sabia que Sauron poderia vir atrás deles devido ser o último herdeiro da Casa de Isildur. Chamavam no de Estel, que significa esperança. Em Imladris, Aragorn aprendeu bastante com os Filhos de Elrond, como a cultura sobre a Terra-Média e o idioma dos elfos, assim como suas habilidades de caçador e de combatição.






 Parte 5 - O poder do anel de Elrond em Rivendell, e os três anéis élficos


 Para entender o que tem de mágico em Rivendell, é necessário saber do poder do anel de nome Vilya que pertence a Elrond. 
 A ação desse anel faz com que Rivendell tenha um retardamento da passagem do tempo, uma sensação de paz e vigor em quem mora por lá, e recuperação dos sentidos e cura, a exemplo de Frodo.




 Vilya é um dos três anéis mágicos dos elfos que foram criados por Celebrimbor, no qual terminou de fabricá-los em 1590. Esses eram os anéis de maior poder, e os que Sauron mais desejava ter, porém nunca os conseguiu.
 Estes 3 anéis foram dados aos Sábios quando veio a ser descoberto os planos de Sauron, e não foram mais usados até o final da Terceira Era.



 Cada anel tem um nome e funções:


 Narya: sendo de Círdan dos Portos, mas, sabendo de onde Gandalf ou Mithrandir vinha e para onde retornaria, entregou o Anel a ele. O anel que agora Gandalf guarda é Narya, o Grande, o Anel de Fogo, capaz de acender o coração dos povos da Terra-Média.
 O Anel é ostentado de um rubi.


 Vilya: era de Gil-Galad, mas antes dele morrer o deu a Elrond. O Anel do Ar é o mais poderoso dos três, e é ostentado por uma Safira.



 Nenya: é da elfa Galadriel, e de Mithri com um brilhante diamante, o Anel da Água tendo o poder de manter os jardins de Lothlórien muito lindos; o reino da Senhora Galadriel, e de retardar o envelhecimento do mundo.






 Parte 6 -  Saruman, O Branco 



 Lá em Rivendell Elrond, Thorin, Gandalf, Bilbo e Balin procuram achar o segredo no mapa de Tharin, filho de Thor. Porém um velho personagem da trilogia anterior faz  presença.






 Sim, Saruman, O Branco, também na trama: junto de Elrond, Galadriel e Gandalf numa reunião em Elrond.
 No seu histórico - Saruman foi o primeiro dos cinco magos a vir para Terra-Média. Sendo o mais velho da Ordem, e Gandalf o reconhece como chefe dos Istari (que são um pequeno grupo de magos, de aspecto iguais ao dos homens, mas com capacidades físicas e mentais superiores e imortais). Por enquanto nesta parte da história Saruman não é um vilão.




 Parte 7 - Elfa Galadriel também em Elrond 


 Ela é filha de Finarfin e irmã de Finrod Felagund; quando nasceu seu pai deu o nome de Artanis, mas sua mãe quis Nerwen. Porém o nome que ficou para si, foi aquele dado pelo seu marido Celeborn, sendo assim: Galadriel.





 Galadriel é portadora do anel da Água, Nenya em Lothlórien, e também é ela que funda o Conselho Branco, e seu reino elfo é Lórien.





 Galadriel, a rainda dos elfos, conversando com Gandalf o cinzento, após se reunir a ele.




 Parte 8 - Origens históricas de Thorin, e sua pessoa


 Ele nasceu no ano 2746 da Terceira Era, Thorin foi enviado para o exílio pelo dragão Smaug no ano de 2770, junto com os outros anões sobreviventes. Na guerra de Azanulbizar em 2799, quando ele tinha 53 anos (uma idade nova para um anão), Thorin marchou com um exército anão bem poderoso até Nanduhirion abaixo da Leste-porta de Moria. O escudo de Thorin foi quebrado e ele usou galhos de árvore para se proteger vindo a ter o apelido Oakenshield, que significa Escudo-de-Carvalho.

 Thorin virou rei no exílio dos povos de Durin, com nome de: Thorin II Escudo-de-Carvalho depois de seu pai Thráin II ter sumido. Não demorou nem um século para que Thorin soubesse que o seu pai tinha sido mesmo é capturado e torturado até a morte pelo Sauron. Trabalhando duro para ser rei, e fazendo muitas coisas que nem tinha tanta experiência, ele teve um pouco de prosperidade nas Montanhas Azuis, mas nunca foi feliz de verdade por causa de lembrar do dragão e Erebor.





 Em Hobbit - Thorin com 12 anões (maioria seus parentes ou pertencentes a tribo de Durin) chegam a casa de Bilbo (começo da aventura do filme 1).





 Apesar de muito sério, Thorin se destaca como um grande guerreiro. A exemplo: foi ele o único que não caiu de surpresa nas garras dos trolls; e com Gandalf, Thorin lutou com valentia contra os goblins. (Eventos estes que serão vistos nessa nova trilogia).





 Parte 9 - As montanhas sombrias 



 Em suas origens históricas, na Primeira Era elas foram uma cadeia de montanhas situadas ao norte da Terra-Média, onde vários rios nascem por elas. 
 Porém, depois dessa Era elas vieram a desaparecer devido os Valar (deuses) modificarem a forma da Terra-Média.






 Parte 10 - Quando é achado o anel por Bilbo



 Bilbo e os anões, enquanto caminham pelas montanhas sombrias, são pegos pelos goblins e levados para dentro do subterrâneo. Durante a fuga Bilbo é separado do grupo, e se perde nos tuneis dos orcs, e então encontra o anel e depois o Gollun.





 Graças ao anel, Bilbo tem o poder de ficar invisível, conseguindo fugir e reencontrar os anões, melhorando dessa maneira sua imagem (reputação) para com eles.







 Parte 11- A floresta negra



 Depois de sairem das montanhas sombrias, o grupo (sem Gandalf) entra em Mirkwood, que são as florestas das trevas. Local esse onde fica a morada de Sauron em Dol Guldur (fortaleza de Sauron estabelecida após sua derrota pelo rei Isidur; localizada do extremo sul da floresta negra).
 Na floresta das trevas, Bilbo salva os anões das aranhas gigantes e também os salvam das masmorras dos elfos.  
 Curiosidade: ao norte existe uma morada dos elfos onde seu rei é, Thranduil, pai de Legolas.




 Parte 12 - A cidade do lago


 Vindos a chegar na Montanha Solitária, o grupo de Bilbo já são recebidos de boa fé pelo povoado da cidade do lago, cujo nome é Esgaroth (cidade essa localziada perto da floresta das trevas e da montanha solitária).
 Esgaroth é uma cidade de humanos que foi feita em cima de um lago sobre grandes estacas de troncos de árvores.
 O povo local tem esperança de que os anões cumpram a profecia de dar fim no dragão Smaug. 






 Parte 13 - Wargs



 Os orcs estarão em cena, mas junto com eles seus amigos também. Os wargs são uma espécie de lobo selvagem que normalmente acompanha os orcs nos seus combates. Os wargs surgem duas vezes na trilogia The Hobbit.
 A primeira - na perseguição a Bilbo, Gandalf e os anões a leste das montanhas sombrias, e a outra, na guerra dos cinco exércitos.





 Parte 14 - Trolls


 Imensos de tamanho: altura e volume físico, esses monstrengos são perigosos e ao mesmo tempo burrões. Todavia os trolls caracterizam por serem violentos e capazes de destroçar em poucos segundos um anão ou hobbit, ou se bobear: até devorá-los vivos. E os trolls não podem ver a luz do sol senão viram pedras.





 O que torna os trolls em algo medonho está na sua própria natureza feia de aspécto: meio ogro e meio goblin; de corpo meio humano, e rosto defórmico.






 Imagens dos trolls cozinhando. Qual prato será que pretendem fazer, de anões?




 Prontos para o banquete.




 Parte 15 - Goblin ou orc?


 Para os desconhecedores, o objetivo de Tolkien em sua obra O Hobbit, foi bem claro em relação a isso: ele usou o nome goblin no lugar de orc. Entretanto os tradutores quiseram passar o nome goblin para o nome orc.





 Goblins são os moradores principais das montanhas sombrias. 





 O Bolg (imagem acima) é filho de Azog, e terá participação decisiva na guerra do cinco exércitos. Porém no primeiro filme quem aparece é seu pai Azog, tendo destaque como vilão importante nessa primeira parte.






 Como fonte de curiosidades ditas por alguns fãs dos livros de Tolkien: 


 É que os goblins são orcs cujos corpos foram transformados para se adaptar ao novo habitat que são essas montanhas sombrias. 
 Outros, que os goblins são apenas uma espécie de orcs menores como os de Moria.
 Que as diversas espécies de orcs com o tempo, cada tipo e variações residindo em cada lugar, veio a ser mudada.
 Goblins não são orcs, e sim seres mais fracos que eles.  
 E os que aparecem nas Minas de Moria são goblins e não orcs.


 Mas, o importante a saber: é que neste primeiro filme, tanto os orcs como os goblins existem, sendo ambois de reinos opostos, mas dispostos a causar problemas e sérios perigos para com os anões.




 Parte 16 - A luta contra o dragão



 Seguindo a jornada: o grupo chega até montanha solitária achando a porta secreta. Bilbo vendo o covil do dragão, rouba um copo grande e aprende sobre uma fraqueza na armadura de Smaug. O dragão em sua ira, ataca a cidade do lago.
 Um nobre tordo que soube o relato de Bilbo sobre a vulnerabilidade de Smaug conta a informação a Bard, que  acaba matando o dragão.





 Parte 17 - A pedra Arken



 Assim que essa montanha solitária é tomada, Bilbo encontra a pedra Arken (que é uma pedra símbolo dos povos anões de Durin e que foi perdida durante a invasão do dragão Smaug na montanha).





 A Pedra Arken é dona de um brilho exclusivo, e é um dos maiores tesouros da Terra-Média. Ela é uma gema branca no qual Thorin sempre quis tê-la. Bilbo quando viu o dragão deitado em sua cama de ouro ao lado da pedra,...tratou de colocá-la no bolso já sabendo que Thorin amava tal pedra.
 Havendo um conflito, os anões não recusam repartir o seu tesouro com Bard, (o arqueiro que matou o dragão Smaug), e seu povo, e Bilbo vai para fora do forte na montanha e entrega a Pedra Arken aos adversários que agora tentam negociar para trocar a pedra pela décima quarta parte do tesouro do anões.






 Parte 18 - Thorin e Bilbo brigados



 Como dito anteriormente: quando a montanha é tomada de volta pelos anões.
 Os Elfos da floresta e os homens do lago cercam a montanha querendo uma compensação por terem ajudado, uma indenização pela destruição da cidade do lago, e o fim dos antigos direitos sobre o tesouro. É lógico que Thorin não ia aceitar isso de jeito nenhum.





 Vendo isso Bilbo entrega a Pedra Arken aos homens, de modo que eles tenham algo valioso para negociarem com Thorin por uma parte do tesouro, e também para evitar uma guerra. Porém Thorin recusa e expulsa Bilbo.






 Parte 19 - A guerra dos cinco exércitos 


 Enquanto todos brigam pela posse do imenso tesouro dos anões,...
...Gandalf resurge dizendo que um exército de orcs e wargs estão vindo. A partir de então nasce a guerra dos cinco exércitos: onde os humanos do lago, os anões da colina de ferro e elfos da floresta - unem forças para combater o inimigo em comum. E depois da chegada das aguias e de Beorn, é que a vitória do bem acontece.





 Parte 20 - O fim da jornada de Thorin e de Bilbo 



 Nessa batalha morre Thorin, mas antes de falecer ele fez as pazes com Bilbo, dizendo suas últimas palavras ao hobbit:
"Se mais de nós dessem mais valor a comida, bebida e a música do que a tesouros, o mundo seria mais feliz. Mas, triste ou alegre, agora eu devo partir. Adeus!".






 Durante quase toda aventura Thorin, usou a espada de Elven de nome Orcrist. Ele tinha perdido a espada quando o rei elfo da floresta das trevas a confiscou. Depois de sua morte, a sua espada foi colocada junto a seu corpo, e a pedra Arken em seu túmulo. A lâmina da espada luminaria em azul de um modo que os inimigos nunca se aproximassem da montanha.





 Já Bilbo, em seu final de jornada: aceitou somente uma pequenina parte do tesouro; porém de qualquer maneira ele volta para casa como um hobbit rico.






 Como observação: é importante ter em mente que isso é a narrativa do livro The Hobbit. O que vai ocorrer nos três filmes é aquilo adaptado a obra. E normalmente sempre existem algumas mudanças não grandes, mas feitas com certeza para melhor ser assistido nos cinemas. 
Porém o primeiro filme Hobbit como já foi assistido por aqui, sabemos que apresenta tramas paralelas além do que já existe. Isso se deve pelo motivo do filme ser feito em 3 filmes, e sua história normal ser baseada no livro de 300 páginas do Hobbit. Portanto, saiba que além da história normal vista nesse filme 1, existe essas curtas histórias que tem ligações diretas com os filmes do Senhor dos Anéis.





 Fica aí os papéis de parede da primeira parte da trilogia O Hobbit Uma Jornada Inesperada: